27/01/08

Carioca 2008

Depois de 3 jogos já conseguimos perceber os pontos fortes e os pontos fracos de cada time. Claro que ainda é cedo para se definir os times que efetivamente chegarão à disputa do título. Quando a fórmula do campeonato é nos moldes do campeonato carioca fica claro que muita coisa pode mudar, já que são 3 campeonatos em 1. A Taça Guanabara, a Taça Rio e a Final.
De qualquer maneira é muito evidente que os elencos de Flamengo e Fluminense se sobressaem com o Flamengo mais arrumado, equilibrado e eficiente, faltando um teste mais consistente.
Fluminense terá que resolver a falta de equilibrio do seu sistema defensivo com os 3 atacentes. Thiago Silva não poderá resolver sozinho todos os problemas que o meio-campo não resolve com os laterias, principalmente os laterais (Gabriel menos que G. Nery). Cícero será titular já-já. Talvez a resposta seja 3 zagueiros.
Vasco terá que buscar muito suor para compensar o que falta de qualidade. Alex Teixeira provavelmente precisará de um tempo para se firmar. Leandro Bonfim pode ser a surpresa do time. Quanto aos pequenos, estes ficarão como fiéis da balança para os grandes quando roubarem pontos como o Cardoso Moreira fez com o Fluminense.
O time que surpreende neste início de campeonato é o Botafogo. O time que perdeu seus principais jogadores no aspecto técnico, com exceção de Lucio Flávio. Cuca tratou de substituir os jogadores por outros de menor qualidade técnica porém de maior valor tático. Está certo ele? O que foi adicionado taticamente será suficiente para fazer frente ao que foi perdido tecnicamente ? Esta é a grande pergunta a ser respondida mais à frente. Por enquanto, Lucio Flavio e Jorge Henrique assumiram a responsabilidade técnica do time em campo e no gol o goleiro Castillo parece dar fim ao drama recente dos goleiros alvinegros.
De qualquer maneira os grandes do Rio parecem estar subindo os degraus necessários para voltar a disputar com regularidade os títulos mais importantes.
O campeonato promente muitas emoções. Vamos a elas então!
Abraços,

Sem comentários: