25/01/08

Futebol não é F1

O campeonato carioca começou a versão 2008 com praticamente tudo dentro dos conformes.

Eu sou daqueles que sempre espera algumas rodadas para falar alguma coisa porque acredito que somente depois de se colocar os jogadores em forma é que alguma coisa séria pode ser dita.

Independentemente disso fica claro que o campeonato tende a ser cada vez mais um torneio de pré-temporada. Digo isso com dor no coração. Sou da geração que aprendeu a gostar de futebol através das rivalidades arraigadas que existem entre times da mesma cidade e que disputam ano a ano os títulos estaduais. E me desculpem os managers, economistas e tecnocratas do futebol, mas é isso que desperta a verdadeira paixão de torcedor. Não o volume econômico da MARCA.

Daqui a 20 anos sobrarão cerca de 8 grandes times na 1a divisão do Brasileiro, ao invés de 13. Os campeonatos regionais continuarão a perder força veremos e inclusive na seleção brasileira o reflexo deste movimento. Teremos cada vez menos jogadores de alto nível para escolher o que selecionar. Vários times terão sucumbido. Temos exemplos recentes de times representativos que se já não sucumbiram estão em vias de fazê-lo.

Não vamos transformar o futebol na F1, em que o orçamento proibitivo faz com que a categoria seja um oásis para pouquíssimos. O Futebol não tem essa vocação e não precisa disso para se fazer respeitar. Existem muitas outras maneiras de se buscar a excelência técnica.

Deixo uma pergunta a você torcedor. Qual o seu momento inesquecível no futebol fora a seleção brasileira ? Foi num campeonato estadual ou brasileiro?

Sem comentários: