03/11/07

Pentacampeonato - O que de fato se discute ?

O SPFC ganhou o título brasileiro de 2007. Com isso atingiu 5 títulos e o direito de se proclamar pentacampeão na lógica do acumulo de títulos. Perfeito.
A partir deste momento é que a confusão começa, ou melhor, aumenta. Tudo porque o futebol brasileiro na mais legitima tradição da casa da mãe joana que campeia quase todos os segmentos da noss sociedade não conseguiu dar legitimidade um evento ocorrido há 2 decadas atrás (1987).
Pois bem. Levando em consideração que o campeonato foi organizado pelo clube dos 13 (C13) em razão de uma outorga (quase favor) da entidade responsável primeva por esta atividade, a CBF, passa a ser claro que independente de qualquer julgamento que venha a ocorrer sobre o que a CBF entende como legitimo simplesmente não tem razão de ser pelo simples fato de que não é esta entidade a responsável pela organização deste particular campeonato. Daí a inutilidade da discussão sobre a determinação do campeão feita pela CBF há poucos anos atrás.
Mesmo sem considerar todas as evidencias que contradizem o que a CBF proclama, tais como o fato de que o campeonato foi disputado pelos 16 maiores e melhores times do país, que por parte dos organizadores (C13) o campeonato se resumia aos 16 clubes que a CBF chamava de modulo verde, é de se estranhar que a decisão seja tomada única e exclusivamente pela entidade que outorgou os direitos do campeonato ao C13.
Não bastasse a intromissão do presidente da CBF que deveria reconhecer que o assunto está além da sua jurisdição, a omissão dos dirigentes responsáveis pelo Clube dos 13 e a irresponsabilidade dos dirigentes do SPFC formam o quadro demonstrativo da falta da apregoada organização, legitimidade, transparencia e honestidade por estas entidades. E que se estas de fato só existem no seu mundinho psicótico em que tudo o que estas fazem é perfeio e os outros são culpados das mazelas do mundo.
O Brazil (com Z mesmo) ganhou o direito de organizar a copa do mundo de 2014. Imagine se o STJD resolve mudar as regras do campeonato porque ele ocorre no Brasil (com S) e diz que o campeão tem que disputar um quadrangular com o campeão da Oceania, Asia e Africa (se o campeão for europeu ou sul-americano). loucura não é ? pois bem. foi mais ou menos isso que a CBF quis fazer, guardadas as proporções.
Portanto, o que se discute neste caso, mais do que o título em si, é a historia do futebol brasileiro que está sendo marcada de fora indelével por oportunistas rasteiros que se aproveitam para fazer marketing barato e política torpe.
Por isso, com todo o respeito que o Sport merece as entidades evolvidas deveriam ser mais sérias na condução dos assuntos como parecia que estavam sendo nos últimos anos e dar por encerrada a questão e entregar o troféu e o título ao Flamengo. E como o futebol é um assunto que move o brasileiro, que sirva de exemplo para todos neste país de como se deve respeitar os acordos, DESDE O PRINCÍPIO ATÉ O FIM.
Abraços,

Sem comentários: