01/11/07

Saiu o campeão, mas o campeonato continua

Como esperado e dada a lógica apontada por 99 em 100 analistas o São Paulo confirmou o título de campeão brasileiro 2007 com 4 rodadas de antecedência. Chega ao seu 5º título se igualando ao Flamengo (me poupe da discussão) e mostrando ao Brasil futebolístico ou não que planejamento + competência + seriedade na execução de projetos são os pilares do êxito. Parabéns ao São Paulo Futebol Clube.
Mas, o campeonato não acabou? Nãããããõ !!! . As vagas para a Libertadores estão em disputa. O Flamengo vem babando por uma das vagas e qualquer um dos 5 postulantes pode estar dentro
ou fora ao final da 38ª rodada. Cada um deles tem uma vantagem:

Santos - Número de vitórias para o caso de desempate
Flamengo - Confronto direto com Santos e Cruzeiro
Palmeiras - Time com jogo mais regular nas últimas rodadas
Cruzeiro - Apresentou o melhor futebol em boa parte do campeonato
Grêmio - Elenco mais experiente e entrosado

Daí podemos ver que qualquer resultado é possível uma vez que todos os times têm de onde tirar um algo mais para conseguir a vaga. As 2 próximas rodadas são definitivas para o Flamengo que enfrenta o Cruzeiro (fora) e o Santos (Casa) e com resultado positivos é candidatíssimo à vaga. Caso contrário, deverá dar adeus. Cruzeiro precisa urgentemente encontrar o futebol perdido para que tenha alguma chance. Palmeiras pode controlar os adversários que jogam entre e usar a seu favor. Santos pode também usar a sua vantagem de maior número de vitórias, principalmente nas 2 rodadas finais. O Grêmio que após a derrota para o ATL-PR terá que se superar como nos momentos históricos e contar com um tropeço. Enfim, tudo está em aberto com mudanças a cada rodada e novas possibilidades.
Na barreira do inferno fica mais claro que Corinthians, Goiás, Náutico, Sport ou Inter e o Paraná que agora com 38 pontos vão brigar pelas 2 últimas vagas para se juntar a América-RN e Juventude (com remotíssimas chances de se livrar). É bom que estes times abram o olho porque a partir do ano que vem só sobem 2 times da 2ª para a 1ª divisão ao invés de 4 times. Ou seja, será muuuuito mais difícil do que este ano para retornar a 1ª divisão.
Um último registro para não passar batido. Até quando agressões dentro e fora do campo serão punidas apenas na esfera esportiva. A occorrência entre Grêmio e ATL-PR é uma vergonha que não pode ficar impune, de ambos os lados.
Abraços,

Sem comentários: