30/10/07

É DO BRASIL ...

Acaba de ser anunciado que a Copa de 2014 será no BRASIL. Que beleza. Agora começa o trabalho de verdade. Deixando de lado as questões esportivas é fundamental que a copa represente um avanço na forma de se encarar um projeto de longo prazo neste país. Sim, acima da questão da copa propriamente dita o que mais deve interessar ao país como um todo (a copa será disputada em cerca de 8 dos 24 estados) é tudo o que será feito para que seja possível a realização do evento e que ele valha a pena. Estamos falando da infra-estrutura de hotelaria e telecomunicações, trânsito, segurança pública. Estes pontos os mais lembrados ao se falar das necessidades devem ser adicionados a outros que realmente podem fazer com que se tenha um efeito de longo prazo benéfico para o país. São eles:

  • Ética na condução das negociações
  • Respeito a todos os segmentos da sociedade
  • Organização na estruturação e execução das atividades
  • Educação para capacitar pessoas e tornar perene o legado
  • Pontualidade para que se cumpra na íntegra o que foi acordado
  • Limpeza (não precisa nem explicar)
  • Participação popular para que o povo se sinta dono do que de fato é seu

Fica claro que é necessário muito mais do que um caminhão de dinheiro para fazer com que a copa seja um sucesso e renda dividendos para o país. É próprio discutir ainda nesse primeiro instante o que precisa ser feito para que o país encare este projeto como seu e não de um grupo restrito de pessoas ligadas ao futebol. Que estes pontos acima sejam guias para que todos estejam realmente realizando algo em prol da melhoria do país.

Fazer é fácil. Fazer bem-feito não.

Espero que ao longo destes 7 anos possamos realizar uma mudança na mentalidade de como se faz as coisas em grande escala no país, e que este seja a confirmação de que o Brasil de fato é o que sempre se pensou dele.

Um grande país.

Abraços,

Sem comentários: