21/10/07

Reflexões sobre a vida brasileira

  • Porque os senadores não tem que prestar contas dos seus votos aos eleitores?
  • Porque existe foro privilegiado para crimes comuns ?
  • Porque o drible da foca causa tanto burburinho ?

Será que é porque nos acostumamos com a mediocridade e a falta de responsabilidade pelos nossos próprios atos ?

Respeitar os representantes do povo fez parte da minha formação. Embora tenha cada vez mais a sensação de que são estes que não respeitam os seus representados ao usar de subterfúgios, dissimulação e hipocrisia para justificar o injustificável.

No futebol vejo nos jogos de hoje uma escalada cada vez maior da deslealdade. E não digo isso somente dos marcadores (sejam eles defensores ou atacantes). Para isto estamos cansados de ter exemplos. Cada vez mais vemos atacantes usando de "malandragem" para enganar a arbitragem e levar vantagem sobre os defensores.

Diga qual foi o ultimo lance de penalti com disputa de bola que o atacante não estivesse também agarrando/puxando o defensor ? Qual foi a ultima falta de jogo que não houve exagero na reação do jogador rolando como se fosse morrer para dali a 5 segundos se levantar e sair correndo? Creio que é pela incapacidade do jogador de acreditar que ele próprio pode resolver a situação, Seja aplicando um drible e livrando a marcação ou seja, em sofrendo a falta, se prontificar a recomeçar do zero e construir algo novo.

É mais fácil destruir do que construir. É mais fácil forçar um cartão, uma expulsão do que criar um jogada de gol. É mais fácil deixar que os outros se responsabilizem por conseguir o resultado que não conseguimos, as vezes por nem tentar.

Assim no futebol como na vida salve o improviso, o empreendedorismo, a audácia, a capacidade de se responsabilizar pelo seu desejo e destino. Abaixo a omissão, disfarçatez e a mediocridade. É hora de valorizar a ético do trabalho, da competência, e do esforço ao invés da ética do resultado somente. Sem duvida alguma só temos a ganhar como seres humanos e sociedade.

Abraços,

Sem comentários: