18/11/07

Seleção é momento ?

Esta pergunta volta e meia aparece nas discussões e muitos defendem esta tese. Desde que eu acompanho futebol e mais especificamente a seleção brasileira apenas na convocação para a copa de 2006 não houve grandes discussões a respeito. Quando discutimos se um jogador deve ser chamado para a seleção quais os quesitos que ele deve preencher para ser chamado ? O que vale para um goleiro vale para um atacante ? Um jogador que já jogou antes deve ter preferência sobre um novato? Muitas perguntas poucas respostas concretas e convincentes.
Durante muito tempo fiquei balançado nesta questão pelo simples fato de entender que apesar do momento ser muito importante numa convocação, a cada ano fica mais claro que em nível de seleção a chance real de disputar títulos diminui consideravelmente se não houver o entrosamento de um time. Para países em que há proficua produção de jogadores esta questão se torna mais recorrente. Se por outro lado nós analisarmos seleções em que há uma quantidade limitada de jogadores de nível internacional tende-se a valorizar mais o histórico. Até para nível comparativo podemos recorrer novamente à seleção da copa de 2006, que tinha muitos jogadores (a maioria) com largo histórico na seleção. Paradoxalmente, vários dos titulares embora com sucesso recente no ano anterior à copa, pela seleção e clubes, não viviam bons momentos. Lembremos de Cafu, Roberto Carlos, Adriano, Ronaldo. Seus reservas imediatos (Cicinho e Robinho especialmente) voavam em seus clubes e na última competição disputada pela seleção (copa das confederações). O comandante da seleção resolveu apostar nos medalhões e todos sabem no que deu. Mas se voltarmos 4 anos antes poderíamos dizer que a insistência de Felipão em Ronaldo e Rivaldo, apesar da incerteza, é que foi definitiva para o título.
Na seleção a única vez que vi um jogador ser convocado por momento e fazer real diferença foi Romário no jogo contra o Uruguai nas eliminatórias de 94. Mas, era apenas um jogo e era Romário. Quantos fariam o que ele fez?
E aí, seleção é momento ?

Sem comentários: